Nossa busca por excelência e performance estão intrinsecamente conectados com as tendências e perspectivas econômicas globais. Nesse contexto, são cada vez maiores as preocupações com aspectos ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e a sua relação com as empresas e organizações.
Desde 2021, nomeamos a Diretora ESG e instituímos o Comitê de Sustentabilidade e Governança – ESG, que reporta diretamente ao Comitê Executivo, para deliberar sobre assuntos relacionados às práticas, diretrizes e governança de ESG da SPX, incluindo metodologias a serem incorporadas no processo de investimento dos Fundos e na administração da SPX a nível corporativo. O Comitê ESG é responsável pelas diretrizes gerais da agenda ESG e é composto pela Diretora ESG e por sócios e representantes de áreas diversas.
Esse é um processo em constante evolução, no qual implementamos um processo de melhoria contínua das nossas práticas corporativas. Desenvolvemos políticas, ferramentas, estruturação de equipes e desenvolvimento de processos para Integrar ESG sob duas óticas que se complementam: Práticas de Integração ESG nos Investimentos e Práticas Internas.
Em 2021, desenvolvemos nosso framework proprietário para Public Equities e Crédito e publicamos a nossa Política de Integração ESG, com base na materialidade setorial do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) para gestores de recursos, aplicada a todas as estratégias no Brasil.
A partir do desenvolvimento da nossa estratégia em Private Equity e Real Estate, em 2023 ampliamos nossas ferramentas e políticas, expandindo nossas práticas de integração ESG para estas classes de ativos.
Consideramos a materialidade de 14 temas ESG prioritários para a incorporarmos ao nosso modelo de rating, conforme ilustrado abaixo. O peso de cada nota está sujeito à variação em função do ramo de atividade e da classe do ativo avaliado. Para isso, levamos em consideração as práticas, políticas, metas, resultados da empresa ou ativo em questão e a existência de controvérsias.
A SPX é signatária dos Princípios do Investimento Responsável – PRI desde janeiro de 2022.
Trata-se de uma organização global estabelecida pelas Nações Unidas (ONU) para orientar os investidores no sentido de incorporar considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas decisões de investimento, incentivando os investidores a considerar não apenas os aspectos financeiros, mas também os impactos sociais e ambientais de seus investimentos.
Ao adotar esses princípios, os investidores podem contribuir para a construção de uma economia mais sustentável e responsável, levando em consideração as necessidades e preocupações das gerações atuais e futuras.
O Instituto Phi é uma organização brasileira sem fins lucrativos que trabalha para fomentar a cultura de doação no país. Fundada em 2014, a instituição tem como objetivo incentivar a doação de recursos para causas sociais e ambientais por meio de uma abordagem que busca conectar doadores e projetos sociais que necessitam de apoio financeiro. A SPX é parceira do Instituto PHI desde 2014.
Parceiro da SPX desde 2021, o Instituto Órizon é o veículo de filantropia da indústria de Private Equity brasileira, que tem por objetivo fortalecer a estrutura de gestão de OSCs que oferecem serviços de educação a famílias de baixa renda no Brasil.
Parceiro da SPX desde 2022, o Instituto Ambikira é uma organização sem fins lucrativos, criada por instituições do mercado financeiro, e realiza investimentos sociais — sobretudo em educação e assistência social. Fundado em 2003, o Instituto seleciona e apoia projetos sociais de alto impacto que beneficiam crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 20 anos, investiu mais de R$ 90 milhões, impactando mais de 700 mil vidas e 200 organizações sociais.
Desde 2022 realizamos anualmente nosso Inventário de Carbono e neutralizamos 100% das emissões através de projetos de reflorestamento e conservação. Com isso, é possível minimizar os impactos negativos do CO2 na atmosfera e contribuir para um futuro mais sustentável e saudável para todos.
Com a realização do nosso inventário mais recente, referente à 2023, a SPX já neutralizou mais de 1.000t CO2 equivalente. Compensando 100% de nossa pegada de carbono referente aos escopos 1,2 e 3. Essa ação é essencial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.